segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Fangio e a propaganda

Reprodução - Anúncio de 1958 - Revista "Carro a vista"
Hoje em dia seria possível isso? Um esportista fazendo propaganda de cigarros? Com essa chatice do "politicamente correto"?
Eu particularmente não fumo e nem gosto de cigarros, mas tudo bem, quem quizer que fume, cada um que cuide de seu pulmão da forma que bem entender.
Sabaddo Umberto D'Angelo, italiano radicado no Brasil, presidente da fábrica de cigarros SUDAN fundada em 1913 por ele e sua esposa no Brás, tradicional bairro paulistano, e que fabricava os cigarros Finesse, Mistura Fina, Fulgor, Louvre e Aspasia, entre outros.
O nome da empresa ele formou combinando a primeira letra de seus nomes (S-U-D'AN).
Chamado de o "Comendador", desde os áureos tempos da Gávea era um entusiasta do automobilismo, apoiou diversos pilotos, patrocinou a realização de diversas provas e foi em outras ele mesmo homenageado.
Também patrocinava os pilotos que vinham correr no Brasil, foi ele, por exemplo, quem bancou as despesas da scuderia Ferrari para participar do Circuíto da Gávea e do GP Cidade de São Paulo, corrido nas ruas do Jardim América em 1936 com Pintacuda e Marinoni, e novamente em 1938 com Pintacuda e Tadini, (a equipe ainda corria com carros Alfa Romeu), e principalmente Juan Manuel Fangio, um ídolo sul-americano, que quando vinha ao Brasil sempre contava com o apoio e o patrocínio da SUDAN. Então nada mais natural, já que não havia essa chatice do "politicamente correto", que o patrocinado aparecesse na propaganda do patrocinador.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Waldemyr Costa

Em 17 de janeiro recebi do Claudio Grossi a seguinte mensagem:
"Remexendo os arquivos que o Waldemyr Costa deixou aos meus cuidados e para acabar com a polemica no seu blog sobre o nome do Waldemyr, se com i ou y, escaneei a sua carteira de Piloto Oficial de Competição (POC) emitida pela CBA em 1971, a qual estou enviando em anexo.
Grande abraço
Cláudio Grossi
"
Como na época eu estava hospitalizado e sem possibilidade de postar, só o faço agora, antes tarde do que nunca, certo?

A mensagem vinha acompanhada da cópia da carteira de piloto emitida pela CBA que esclarece a duvida levantada por leitores quanto à grafia correta do nome do Waldemyr Costa, corredor e comandante da Varig.

Programa da VI Mil Milhas Brasileiras

O amigo e leitor Claudio Grossi enviou cópia do programa da "VI Mil Milhas Brasileiras" realizada em 1961 nos dias 25/26 de novembro.
Esse programa ele, ainda um garoto, pegou lá na pista de Interlagos onde foi assistir a prova e guardou com muito cuidado e carinho, por (49) anos, até hoje.
Obrigado ao Claudio por dividir conosco aqui no Blog essa preciosidade.

O resultado da prova, que teve o tempo total de 15h15min:
1º Carretera Ford nº 9 - Orlando Menegaz e Ítalo Bertão (RS)
2º JK Alfa Romeo nº 1 - Christian Heins e Francisco Landi (SP)
3º JK Alfa Romeo nº 5 - Mário Olivetti e Airton Varanda (RJ)
4º Carretera Ford nº 37 - José Asmuz e Aristides Bertuol (RS)
5º Carretera Chevrolet nº 2 - Ivo Rizzardi e Caetano Damiani (SP)
6º DKW Vemag nº 10 - Mário César Camargo e Bird Clemente (SP)
7º DKW Vemag nº 11 - Luís Grecco e Juvenal Terra (SP)
8º Carretera Chevrolet nº 58 - Antônio C. Avalone e Carlinhos Aguiar (SP)
9º Simca nº 44 - Waldemyr Costa e Waldemyr Costa Filho (SP)
10º Simca nº 45 - Ciro Caires e Danilo de Lemos (SP)


Não deixe de clicar nas imagens para ampliar

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Direto do túnel do tempo

Segundo o Copyranter, esse é o 1º anúncio de um carro da história da publicidade.
Divulgava veículo da Winton Motor Carriage, uma das pioneiras fabricas de automóveis nos EUA, e foi publicado na revista Scientific American em 1898 e “emprestado” do site BlueBues”

“Pode aposentar o cavalo”. Por U$D 1,000 da época você conseguia comprar uma carruagem motorizada que atingia a velocidade de 3 a 20 milhas por hora.
Em 24 de março de 1898, Robert Allison, de Port Carbon, Pensilvânia se tornou a primeira pessoa a comprar um automóvel Winton depois de ver o primeiro anúncio do automóvel na Scientific American, de acordo com a Wikipedia. A companhia vendeu um total de 22 carros naquele ano.



quarta-feira, 19 de setembro de 2018

DKW Malzoni

O Claudio Grossi me enviou mais essa foto, que ele mesmo tirou, não lembrava mais quem era o piloto, nem a prova.
O piloto foi fácil, José Ramos, a prova, de inicio pensei tratar-se da "150 Milhas" de 66, mas o Napoleão me alertou que essa prova foi em sentido horário, contrário ao habitual (anti-horário) e o DKW Malzoni está no sentido normal. Novamente parece uma foto feita num treino, o ambiente está muito "calmo", tem até menor de idade sentado na mureta.
Em 66 Ramos participou de mais 4 provas, sendo que o mais provável é a foto ser do "Prêmio Aniversário do ACESP" (3/7/66), porque as outras três foram: Mil Milhas (o cenário não parece ser o de uma Mil Milhas), 3 Horas de Velocidade e 500 Quilômetros de Interlagos (faziam parte da Semana da Velocidade, promovida pelo jornal Folha de S. Paulo, mesmo argumento, cenário pobre).
Clique na foto para ampliar

segunda-feira, 9 de julho de 2018

9 de julho - 2018

Hoje é 9 de julho, uma data não devidamente valorizada, principalmente pelos paulistas que deveriam ter muito orgulho e respeito pelos que deram a vida pelo ideal de defender a democracia.
A situação em 1930 não estava nada boa, mas Getúlio Vargas conseguiu deixar pior ainda com seu governo "provisório", ai veio a Revolução Constitucionalista de 1932, que mesmo perdendo ainda assim ganhou, Getúlio atendeu muitas das reinvindicações paulistas...
Tem também um vídeo: 
ttp://blogdoquadriculada.blogspot.com.br/2012/12/1932-guerra-civil.html
,

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Livro - Presente de amigo.

Ilustração retirada de uma propaganda de 1938 mas que continua atual.
Sim, livro é um presente de amigo. 
Para amigo você não vai dar de presente um par de meias, uma caixa de lenços, uma camisa Polo, ou uma garrafa de vinho, amigo dá presente que tenha alguma importância e significado. 
No caso de livros eu tenho três de minha autoria que falam da história do esporte a motor, o presente ideal para seu amigo que gosta de automobilismo.
Se antecipe, não esqueça o prazo de entrega.

O primeiro deles: "Glamour e tragédia na origem de Interlagos", fala sobre a corrida de 1936 realizada nas ruas do Jardim América, cujo final trágico foi o "gatilho" que deu inicio à construção do Autódromo de Interlagos em São Paulo em 1940.

O segundo: "24 Horas de Interlagos - AHistória", conta toda a história dessa prova criada por Wilson Fittipaldi e Eloi Gogliano para ser tão tradicional como sua homônima francesa, mas não foi o que aconteceu. Saiba porque.

O terceiro: "Pioneiros da Velocidade", fala sobre os quatro brasileiros pioneiros da F1, nos anos 50. Depois de quase uma década chegou o Emerson Fittipaldi.

Bom... de qualquer forma eu acho que são uma boa dica para presentear algum amigo que seja fã de automobilismo.
Ah sim... eles também estão a venda no site da Livraria Cultura.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Torneio Triangular Sul-Americano 1961

Terminando as postagens sobre o "Torneio Triangular Sul-Americano" apresento cópias de páginas da revista "4 Rodas" de setembro de 1961 onde traz  uma matéria bem esclarecedora sobre o porque da não realização por completo do "III Torneio Triangular Sul-Americano" que teve apenas uma prova realizada: Interlagos, em 10 de janeiro de 1961.

A matéria procura explicar o porque do não comparecimento dos pilotos brasileiros às duas outras provas:

Folha de São Paulo - 10/12/1961
 

Clique nas imagens para ampliar



sábado, 16 de junho de 2018

Torneio Triangular Sul-Americano 1960

Já escrevi sobre o "I Torneio Triangular Sul-Americano", criação de Ângelo Juliano, diretor da  Comissão Desportiva Estadual do Automóvel Clube do Brasil (Sucursal São Paulo), reveja aqui a primeira parte, e aqui a segunda parte.


Hoje vamos falar um pouco sobre o "II Torneio Triangular Sul-Americano", realizado em 1960. Primeiro os resultados e as datas das provas:

I Etapa do Torneio Sul-Americano
Interlagos, São Paulo, SP – 10/11 de janeiro 1960
Mecânica Nacional & Esporte Internacional
1° Ciro Cayres, #44 Ferrari/Corvette 4500 cc
2° Celso Lara Barberis, #28 Maserati 300S 2989 cc
3° Camillo João Christófaro, Alfa Romeo-Corvette
4° Christian Heins, #8 Ferrari/Corvette 4500 cc
5° Jesus Ricardo Iglesias, Wayne-Chevrolet
6° Carlos Danvila, Ferrari-Corvette
7° Oscar González, Ferrari-Corvette
8° Fernando Pereira Barreto, Maserati 300S
9° Luciano Della Porta, Ferrari 250TR
10° Vladimir Fakri, MG TC
11° Luiz Valente, #22 Duchen Especial/Corvette 4500 cc
Ab. José Froilán González, Ferrari/Corvette – 2 voltas
Ab. José Gimenez Lopes, Tubularte-Porsche

II Fecha del Torneo Triangular Sudamericano
Gran Premio Auto Union
Buenos Aires, no. 2 – 8 de mayo 1960
1° José Froilán González, Ferrari-Corvette
2° Ramón Requejo, Requejo-Corvette
3° Carlos Dánvila, Ferrari-Corvette
4° Alberto Uría, Maserati-Corvette A6GCM
5° José Gervasio Fernández, Fernández-Chevrolet 6L
6° Nestor Salerno, Ferrari 625TF/750 304TF
7° Luiz Américo Margarido, Maserati-Corvette
8° Antônio Mendes de Barros, Maserati-Corvette
9° Haim Honsi, Maserati-Corvette
10° Nasif Estéfano, Wayne-Chevrolet
11° Hugo Armando Gimeno, Wayne-Chevrolet
Ab. Ciro Cayres, Maserati-Corvette 250F
Vuelta rápida: González, 1m 48.4s

III Fecha del Torneo Triangular Sudamericano
El Pinar, Montevideo – 15 de mayo 1960 – 50 vueltas
1° José Froilán González, #99 Ferrari-Corvette
2° Ciro Cayres, Maserati-Corvette 250F
3° Alberico Passadore, #27 Ferrari-Corvette
4° Carlos Dánvila, Ferrari-Corvette
5° Alberto Uría, Maserati-Corvette
? Rámon Requejo, Corvette
? Adhemar Mendes de Barros, #90 Maserati-Corvette 250F
? Luís Américo Margarido, Maserati-Corvette 250F
Vuelta rápida: González

Tem também cópias das páginas da "Revista de Automóveis" de 1960 com matéria sobre a prova em Buenos Aires (ARG):


Clique nas imagens para ampliar


quinta-feira, 7 de junho de 2018

GP Juscelino Kubitschek - Brasilia 1960

Publicada originalmente em janeiro de 2011
Em 1960 foram realizadas 4 provas em Brasilia para comemorar sua inauguração, sendo que duas delas foram disputadas juntas, a de Mecânica Nacional e a de Carros Esporte. Correram juntos mas tiveram classificação separada.
Nessa foto do acervo do jornal "Ultima Hora" digitalizada pelo Arquivo Publico do Estado de São Paulo vemos o Maserati/Corvette nº 44 de Ciro Cayres e um carro esporte que não dá para identificar, eu arrisco a dizer que é uma Maserati 300S, mas não sei de quem.
Clique na foto para ampliar

terça-feira, 5 de junho de 2018

Autódromo do Jaguaré

Já que estamos falando de Interlagos e sua inauguração, conheçam o autódromo do Jaguaré, que por pouco não se tornou o primeiro autódromo do Brasil e da América do Sul, e que se houvesse sido construído teria "matado" a idéia de Interlagos.
Em 1936, bem antes de Interlagos então, se bem que Interlagos já existia em intenção desde 1926, na véspera do "I Grande Premio Cidade de São Paulo", realizado nas ruas e avenidas do Jardim América, foi publicado um anuncio do “Centro Industrial Jaguaré” onde aparecia o desenho de um autódromo que seria construído como atrativo turistico do empreendimento.
Pelo desenho, única informação disponível, dá para perceber que seria um circuito oval.
Vejam aqui o pouco que consegui levantar sobre o assunto, e porque não vingou a idéia.
Será que algum leitor nosso mora na região e pode nos informar um pouco mais?

sábado, 5 de maio de 2018

24 Horas de Le Mans 1963

Coloquei a tempos atrás um post sobre Christian Heins e suas participações na tradicional prova "24 Horas de Le Mans" em 59 e 63, mas me esqueci de colocar o cartaz da prova de 1963 onde Christian perdeu a vida num acidente.
Na verdade não sei ao certo se é o cartaz ou a capa do programa da corrida, em mais de um site está como "affiche" (poster), mas em apenas um outro está como sendo a capa do programa. Particularmente eu acho que é a capa do programa, pois tenho uma outra foto com um autografo e pelo tamanho dele dá para perceber que é uma publicação não muito grande. Bom, em todo caso aí está ele:
Clique na imagem para ampliar

Gordini II - 1966

Duas propagandas da Willys Overland, de 1966, enaltecendo as características esportivas do Renault Gordini, que ela fabricava no Brasil sob licença da Renault.
Nelas aparecem o ex-piloto Bird Clemente e o chefe da Equipe Willys, Luiz Antonio Greco enaltecendo suas qualidades.

Achei essas propagandas "fuçando" a Internet e elas estavam no site: www.gordini.com.br (que já está fora do ar) de onde tomei "emprestado".
Mas vários outros pilotos "feras" pilotaram esse carro, ou sua versão Renault 1093, só para citar alguns que estão no site Bandeira Quadriculada: Emerson Fittipaldi, Agnaldo de Goes, Aldo Costa, Christian Heins, Luiz Pereira Bueno, Pedro Carneiro Pereira, Eugenio MartinsChico Lameirão e Vitorio Andreatta que começou sua carreira num Renault Dauphine, o antecessor do Gordini. Com certeza devo ter esquecido algum, me corrijam, por favor.
Há muitos outros que não estão no site, como o Moco (Jose Carlos Pace), Wilsinho Fittipaldi, Luiz Fernando Terra-Smith, Liam Duarte, etc...
Clicando sobre os nomes vocês podem acessar o perfil de cada um desses pilotos, mas lá no site tem muitos outros também...
    
Clique nas imagens para ampliar

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

GP Cidade do Rio de Janeiro de 1952

Publicada originalmente em janeiro de 2011

Eu posso estar enganado, mas acho que não, essa foto do acervo da "Ultima Hora" mostra o piloto gaúcho Catharino Andreatta pouco após seu acidente na quarta volta do Circuito da Gávea de 52 (14/12), ele derrapou e bateu nesse poste, reparem o piso: paralelepípedos, e molhados, tem gente de guarda-chuvas, e tem até trilho de bonde!
Chico Landi, o favorito, também se acidentou na volta seguinte.
Era sua estreia na prova, e nessa edição a prova só contou com pilotos brasileiros, 11 ao todo, sendo que dois correram em dupla. O vencedor foi o carioca Henrique Casini seguido de Pedro Romero e Arthur Souza Costa, que era marido da cantora Emilinha Borba.
Catarino viria a se tornar tri-campeão da prova "Mil Milhas Brasileiras" (56, 58 e 59) ao lado de outra "fera" gaucha: Breno Fornari.
ATUALIZAÇÂO (20/01)
Instantes após o acidente de Catharino, ele ainda saindo do carro, pouco depois o carro do outro volante gaúcho, Aristides Bertuol, bateu no mesmo local.

Clique nas fotos para ampliar

+ GP Cidade do Rio de Janeiro de 1952

Publicada originalmente em janeiro de 2011

Continuando com as fotos do jornal "Ultima Hora" (RJ).
No ano de 1952 foram realizados dois GP's, em 20 de janeiro aconteceu a 11ª edição, a "Gávea de 1951" (atrasada) e em 14 de dezembro a 12ª edição, que contou com a estréia dos gaúchos Catharino Andratta e Aristides Bertuol, ambos com carro Maserati. Do Catharino já falei abaixo, veja. Nessa prova só correram brasileiros.
Aristides Bertuol derrapou na 13ª volta e estranhamente foi bater exatamente no mesmo local que seu conterrâneo havia batido, só que atingindo 3 espectadores, vejam as fotos:
 

Bertuol, de camisa listrada, ao lado carro, tendo à frente o de Catharino

Bertuol ainda de capacete espera pelo socorro médico ao espectadores atingidos

Bertuol acompanhou os espectadores ao atendimento
 
O carro de Catharino já com o de Bertuol, colocado sobre a calçada, atrás

Após a prova os dois carros aguardam serem retirados sob a curiosidade do povo

Clique nas imagens para ampliar

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

São Paulo


Parabéns São Paulo! 464 anos.


sábado, 23 de dezembro de 2017

Autódromo Virgilio Távora

Publicado originalmente em maio de 2012

O automobilismo estava, nos anos 60, centralizado no sul e sudeste do País, quando em 1964 houve duas corridas em Fortaleza (CE) na Avenida Antônio Justa, em cujas extremidades faziam-se curvas de 180 graus. Depois, com a supervisão do Automóvel Clube do Ceará, passou-se a usar a pista do Pici, na antiga Base Aérea de Fortaleza, (base utilizada pelos aliados durante a II Guerra Mundial, em 1941 começaram as obras de construção da pista, que ficou concluída em março de 1942).
Sim, o nordestino gostava de automobilismo, haja visto também as provas realizadas nos circuitos de rua de Salvador, Recife, Maceió, Natal e Fortaleza. Mas foi nessa cidade que acabou sendo construido o primeiro autódromo do Nordeste, o “Autódromo Virgílio Távora”.

Saiba um pouco dessa história clicando aqui.

Reprodução Revista 4Rodas da época

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Autódromo de Tarumã (RS)

O Autódromo Internacional de Tarumã foi inaugurado em 8 de novembro de 1970 no município de Viamão, na Grande Porto Alegre (RS).
Na década de 50 o automobilismo gaúcho era muito respeitado, não só pelos resultados dos pilotos como também pela organização e numero de corridas realizadas, principalmente as de carreteras. E foi nessa década que começou a história do autódromo.
Saiba mais sobre Viamão e o autódromo visitando a página do site “Bandeira Quadriculada”: 

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br