quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Eduardo Suplicy x Luis Américo Margarido

Essa história me foi contada por um dos envolvidos: Luiz Américo Margarido, e não há porque duvidar de sua veracidade, então vou transcrever a história como me foi contada.
No ano de 1956 quando Wilson Fittipaldi (o “Barão”) e Eloy Gogliano, do Centauro Motor Clube, criaram a "Mil Milhas Brasileiras", Wilson era amigo de Margarido, que mesmo sendo proprietário de uma frota de táxi ainda guiava um deles, e o "Barão", conhecendo suas habilidades ao volante, o convidou a participar. Margarido começou então, de táxi mesmo, a dar umas voltas na pista para já ir se acostumando. Numa dessas vezes conheceu um rapaz boa pinta, tipo playboy, que o desafiou para um “racha” pela pista. Ele topou, afinal era uma chance de se confrontar com um adversário real, e olha que o rapaz estava com um Buick V8, novo, do ano, e ele com um Chevrolet 54 ou 55, táxi, ou seja, bem rodado. O “racha” consistia em sair dos boxes e dar uma volta pelos oito quilômetros da pista. E lá foram eles, Margarido ganhou a parada. Largaram novamente, Margarido ganhou. Então partiram para a última volta, Margarido ganhou novamente. O rapaz, meio desapontado, foi embora e pelo visto desistiu de fazer carreira como piloto de competição. Tinha 15 anos o rapaz, nasceu em 21 de junho de 1941 na cidade de São Paulo.
Como disse, não há por que duvidar de sua veracidade, mas mesmo assim tentei saber a versão do outro envolvido, Eduardo Suplicy, sim, esse rapaz era Eduardo Matarazzo Suplicy, que pertencia à uma das mais tradicionais famílias da burguesia paulista da época, e que anos, muitos anos depois se tornou um dos políticos mais influentes do Brasil pós 64. Fiz contato com a assessoria do senador, mas apesar de responderem, não foi possível agendar um contato com o senador, mesmo que telefônico.
Clique nas fotos para ampliar

sábado, 17 de outubro de 2009

Formula 1 em Interlagos

Acabei de achar esse video no YouTube, faz parte do acervo da antiga TV Tupi, não sei o ano, mas com certeza é dos anos 50. Vitória de Chico Landi com o carro #2.
Vou pesquisar e depois coloco aqui. Agora vamos ver o treino de hoje...
Atualizando:
Dei uma pesquisada rápida e básica e acabei achando no site do meu amigo Napoleão Ribeiro, o
Luik Racing (excelente, recomendo uma visita) tres provas possíveis, mas acho que a mais provavel é "Prêmio Governador Lucas Nogueira Garcez" em 13 de maio de 1951, e faz sentido, a TV Tupi foi inaugurada em 1950. Também nas imagens vemos Chico Marques (que foi segundo) cumprimentando o vencedor, Chico Landi.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Anúncio - 1962

Em fevereiro de 1962 foi realizada uma prova em homenagem ao grande e querido preparador Victor Losacco falecido durante a prova "500 Quilômetros de Interlagos" em setembro do ano anterior, atropelado nos boxes.
Antes houve um "Festival de Velocidade" onde cada marca disputava separadamente e os melhores classificados de cada prova faziam a final, ou seja o "Prêmio Victor Losacco".

Os carros da equipe Simca lideraram a prova toda, mas ao finalizarem a penultima volta receberam erroneamente (de quem?) sinalização de última volta, então nem a completaram, após a antiga Curva 3 sequiram direto sem entrar para o "miolo", e foram para os boxes. (há comentários que Bino também foi, alguém sabe?). Desclassificados, é claro.
Ficando a vitória aos carros da Equipe Vemag que vinham logo atrás, com Marinho em primeiro e Bird Clemente em segundo.
Após a prova a Simca lançou esse anúncio:

Clique para ampliar

Na foto do anúncio aparecem os Simcas de Ciro Cayres e Jayme Silva, seguidos de perto pelo FNM/JK de Antonio Carlos Aguiar.
Agradeço ao Ricardo Cunha, novamente, pelo envio do "Anúncio".
Se alguém tiver o resultado completo da prova, disponibilize para nossos leitores.

ATUALIZAÇÃO: O Simca de Ubaldo Cesar Lolli também foi desclassificado, mas no dia seguinte à prova, pois constatou-se que o motor tinha a cilindrada alterada.

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br