sábado, 25 de setembro de 2010

Programa do VI 500 Quilômetros de Interlagos

O Claudio Grossi enviou mais uma preciosidade, o programa do “500 Quilômetros de Interlagos” de 1963, realizada como sempre no dia 7 de setembro. Foi a 6ª edição, e foi nela que aconteceu o acidente fatal de Celso Lara Barberis, o primeiro tri-campeão da prova.
A prova era realizada pelo anel externo, muito veloz, e teve a duração total de 3h24m30s e a velocidade média do vencedor foi de 147,986 km/h.
Esse programa ele pegou em Interlagos onde foi assistir a prova e se vocês repararem ele fez um “x” em frente ao nome de quem efetivamente alinhou. Também guardou esse programa com muito cuidado e carinho por 47 anos, está até plastificado, e hoje divide conosco aqui no Blog.
Novamente obrigado ao Claudio por mais essa.

Resultado da prova:
1º) Roberto Gallucci (SP) - Maserati/Corvette

2º) Antônio Mendes Barros (SP) - Maserati/Corvette
3º) Luiz Valente (SP) - Alfa Romeo/Corvette
4º) Jayme Silva (SP) - Landi/Bianco/Simca
5º) Marivaldo Fernandes (SP) - Landi/Bianco/Gordini F-Jr.
6º) Euclides Pinheiro (SP) - Maserati/Corvette


Não deixe de clicar nas imagens para ampliar

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Corrida de São Gonçalo (RJ) - Filme de 1909

Um ano atrás recebi e-mail de um leitor, Pedro de Albuquerque Maranhão, que me enviava um video mostrando a segunda corrida oficial realizada no Brasil, foi em São Gonçalo (RJ) em 19 de setembro de 1909. O filme, realizado pelos irmãos Botelho, onde Paulino ficou responsável pela câmera enquanto Alberto participava da corrida em dupla com Francisco Serrador, é parte de outro maior que está em mãos de um colecionador.
Agora, um ano depois, a prefeitura vai inaugurar nesse sabado (25/setembro) um monumento em homenagem ao centenário da corrida.
No convite eles dizem a primeira corrida no Brasil, mas na verdade foi a segunda, pois a primeira foi o Circuito de Itapecerica (SP) em 26 de julho de 1908, o que não diminui em nada o valor histórico do filme, pois de Itapecerica não há filmes conhecidos.
Atualização: O evento foi hoje, algum leitor foi? Pode contar para nós?

Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Copersucar FD04

Recebi de meu amigo Fernando Villafranca a indicação de um novo video seu no YouTube: "O Mito Fittipaldi", filme montado para o Festival de Cinema Super 8 mm da Fotoptica de Santos em 1981.
Filmado por Nilo Pena Jr, e montado, editado e sonorizado por Fernando, mostra imagens raras e inéditas de um treino da Equipe Copersucar/Fittipaldi em Interlagos, com Emerson Fittipaldi testando o Copersucar FD04 em 1976, se não me engano.
Narração (aumente bem o volume) de Ivan Machado de Assis que na época era locutor da Radio Eldorado de São Paulo.
A qualidade de som e imagem não estão boas, o filme é antigo, mas tem grande valor histórico, parabéns ao Fernando.

sábado, 18 de setembro de 2010

Fritz D'Orey - 24 Horas de Le Mans

Em 1959, Fritz D’Orey, piloto que teve uma carreira meteorica, a ponto de em 2 anos de atuação no Brasil ser convidado por Fangio para correr na F1 pela “Scuderia Centro-Sud”. O quarto brasileiro a correr na F1, antes dele foram: Chico Landi entre 1951 e 1956, Gino Bianco em 1952 e Hermano "Nano" da Silva Ramos entre 1955 e 1956, mas Fritz correu também em outras categorias (Esporte, GT, Subida de Montanha e Fórmula Jr.).
Em 1960, depois de uma ótima participação na “12 Horas de Sebring” (o primeiro brasileiro a participar dessa prova), foi convidado a correr pela equipe “Serenissima”, uma espécie de equipe 2 da Ferrari, para disputar a 28º Edição da “24 Horas de Le Mans” dividindo uma Ferrari 250 GT SWB com Carlo Maria Abate e Gianni Balzarini, mas nos treinos Fritz se acidentou gravemente e foi obrigado a encerrar sua promissora carreira.
Saiba mais sobre a carreira de Fritz D'Orey clicando aqui.
Abaixo, o cartaz desta prova:
Clique na imagem para ampliar

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br