sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Gavião (Brasinca)

Eu já li alguma coisa na Internet sobre esse carro, o "Gavião", ele foi construído na segunda fase de produção, quando já não era mais a Brasinca, mas a STV (Sociedade Técnica de Veículos) que fabricava o “Uirapuru”, empresa da qual Soler, seu criador, era diretor.
Esse protótipo foi apresentado no Salão do Automóvel de 1966, era um carro de alto desempenho desenvolvido para o patrulhamento rodoviário, quase um furgão, mesma frente do cupê, blindado e com duas metralhadoras embutidas na grade, acionadas de dentro, e uma maca na traseira. Não passou da fase de protótipo, e diz-se que foi doado ao 1° Grupamento de Polícia Rodoviária, na Via Anchieta, e utilizado por algum tempo (sem confirmação). Mas o carro desapareceu não se sabe o paradeiro dele.

Abaixo um episódio da série “Águias de Fogo”, de 1967, onde, numa participação especial, o Inspetor Carlos (Carlos Miranda), aparece com o Gavião.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

24 Horas de Interlagos 1966 - Video

Recebi, lá de Juiz de Fora (MG), um DVD enviado pelo amigo virtual Paulo Faria me pedindo para ajudá-lo a identificar de que prova se tratava, e já me autorizando a usá-lo no site “Bandeira Quadriculada”, o que já fiz.
Não foi difícil, de inicio deu para perceber que se tratava de uma prova de longa duração, como não tinha carreteras não era "Mil Milhas", listando os carros e verificando a participação de alguns pilotos chequei à prova "III 24 Horas de Interlagos", em 28 e 29 de maio de 1966. Vejam aqui o resultado da prova e a lista dos carros que aparecem no filme.
O Paulo Faria informa ainda que o filme foi realizado por Omar Ferreira e telecinado por ele e o Célio Guedes.
Obrigado então à eles por recuperarem mais um pedacinho da história de Interlagos. Muito bom para se ver a pista antiga, o ambiente das corridas e os carros turismo da época.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Christian Heins - 24 Horas de Le Mans

O primeiro brasileiro a correr na tradicional prova 24 Horas de Le Mans foi Bernardo Souza Dantas e isso em 1935. Para muitos, o pioneiro havia sido Christian Heins, que morreu durante a 24 Horas de Le Mans em 1963 quando pilotava um Alpine. Heins sofreu acidente ao derrapar no óleo deixado pelo motor estourado do carro de Bruce McLaren.
Mas essa não foi sua primeira participação, o mesmo Christian Heins já havia participado da 24 Horas de Le Mans em 1959, com um Porsche 718RSK em dupla com Carel Godin de Beaufort, veja aqui o resultado da prova, em 18º lugar o nome do brasileiro. Depois, em 1963 participou pela segunda vez a aí teve o acidente fatal.
Saiba mais sobre a carreira de Christian Heins clicando aqui.
Vejam abaixo um cartaz da prova de 1959.
Clique na imagem para ampliar

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br