segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Benedicto Lopes, o "Campineiro Voador"

Em 2005, fazendo pesquisas para o site “Bandeira Quadriculada”, recebi, entre outras, uma foto de Alfredo Santilli, rapaz ainda, era 1940, ao lado da Maserati de Benedicto Lopes com ele ao volante. Na época tinha o apelido de “Campineiro Voador”, pois era rápido, competia de igual com Chico Landi, Chico Marques, Manuel de Teffé e outros.
Sempre tive curiosidade de conhecer sua história, mas o que tem na Internet é meio desencontrado, algumas coisas são exageradas, além do que dão muita importância ao fato de sua aparência lembrar a de um afro-descendente.
Demorou, mas decidi fazer uma pesquisa e a partir de amanhã, dia 1 de março, vocês poderão conhecer o resultado dela no site “Bandeira Quadriculada”. 
Tem a carreira dele toda e desmitifica, com reprodução de reportagens da época, algumas “histórias” a seu respeito. Comentem, critiquem, perguntem, acrescentem algo que por acaso esteja faltando...






Benedicto Lopes e ao fundo Quirino Landi, irmão mais velho do lendário Chico Landi

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

GP Cidade do Rio de Janeiro de 1951

"Desovando" as duas ultimas fotos do acervo do jornal "Ultima Hora" do Arquivo do Estado que tenho.


Como já disse, em 1952 aconteceram duas provas na Gávea, a primeira, em 20 de janeiro de 1952 era na verdade a "Gavea de 51" e foi uma corrida internacional, já a segunda, em 14 de dezembro de 1952 contou apenas com pilotos brasileiros.

Essas fotos são da primeira, onde a sensação da corrida foi a disputa entre Chico Landi e o argentino José Froilan Gonzalez.

Juan Manuel Fangio estava inscrito, fez a pole-position, mas quebrou na segunda volta. Froilan venceu seguido de Landi, ambos com Ferrari.

Chico assumiu a liderança na segunda volta com a quebra de Fangio e foi perseguido por Froilan até a oitava quando parou para abastecer. Chico fez a melhor volta da prova.

Clique nas fotos para ampliar

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br