segunda-feira, 20 de julho de 2015

Santos Dumont - 142 anos

Hoje, dia 20 de julho fazem 142 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, nascido em 1873 na fazenda "Cabangu" em Palmiraatual município de Santos Dumont (MG).
Veja um pouco da história desse grande brasileiro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont
, explore cada item, e depois conheça também esse outro site: http://www2.anac.gov.br/certificacao/Diversos/Portug/SantosDumont-02.pdf

Preliminares da prova “São Paulo-Ribeirão Preto-São Paulo” no mês de outubro de 1924, de volta à cidade onde passou grande parte da infância.
"Em 1879 a família Dumont mudou-se de Valença/RJ para Ribeirão Preto, onde se estabeleceu na Fazenda Arindeúva, ocupando-se com plantio e beneficiamento de café, através da empresa Dumont Coffee Company, trazidos por seu patriarca Dr. Henrique Dumont, veio sua esposa e seus oito filhos, dentre eles um jovem chamado Alberto Santos Dumont". Trecho copiado do Wikipedia de Ribeirão Perto (SP).
Dizem alguns historiadores que abalado que estava com o uso dos aviões como arma de guerra, Santos Dumont cometeu suicídio em 23 de julho de 1932, mas essa versão contrasta com seus escritos no livro "O Que Eu Vi, O Que Nós Veremos" (só 23 páginas para vc baixar gratuitamente), lá ele publica cartas de sua autoria ao Presidente da República sobre o atraso da indústria aeronáutica militar no Brasil, salientando a necessidade da instalação de campos de pouso militares tanto do Exército como da Marinha.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Fritz D'Orey - 1958

Eu já retratei o Fritz D'Orey em meu site Bandeira Quadriculada, veja aqui, e também em meu Blog, reveja aqui e aqui.
Hoje ao ver meu Facebook vi que ele tinha postado duas fotos de uma corrida na Barra da Tijuca em 1958, o "II Circuito da Barra da Tijuca", que ele venceu, mas o mis interessante do texto que ele colocou: "- Se soubessem como eram as corridas antes do dinheiro grosso... Nem cintos de segurança existiam!"
Depois dessa prova participou do "I Torneio Triangular Sulamericano" já em terras estrangeiras (Argentina e Uruguai), a Barra foi sua ultima prova e vitória em terras brasileiras, foi convidado a correr na Europa por ninguém menos que Juan Manuel Fangio.
Foi o quarto brasileiro a correr na F1, depois dele só o Emerson Fittipaldi. Antes dele  foram: Chico Landi, Gino Bianco e Hermano da Silva Ramos.
Clique nas imagens para ampliar

quarta-feira, 8 de julho de 2015

9 de julho 1932 / 2015

Amanhã será 9 de julho e já são passados 83 anos da Revolução Constitucionalista, é uma data não devidamente valorizada, não devidamente comemorada, principalmente pelos paulistas, eles que deveriam tê-la como seu principal feriado e ter muito orgulho pelos que deram a vida por aquele ideal.
A situação em 1930 não estava nada boa, mas Getúlio Vargas conseguiu deixar pior ainda com seu governo "provisório" (e que durou 15 anos), ai veio a Revolução Constitucionalista de 1932. A luta de 32 não foi separatista, foi constitucionalista, separatismo foi invenção do Getúlio para difamar São Paulo e os paulistas.
Aqui nunca teve lugar para o nome Getúlio Vargas, não tem uma avenida, uma rua, nada,
mas mesmo perdendo São Paulo ainda assim ganhou, Getúlio atendeu as reivindicações paulistas.

Vejam o que já publiquei aqui no Blog sobre o assunto e entendam um pouco mais sobre a Revolução de 32: 
http://bit.ly/MJ4dTZhttp://bit.ly/17YeWW6http://bit.ly/12hQSnZ; http://bit.ly/19ZLzQDhttp://bit.ly/17Yfawmhttp://bit.ly/12MgfCRhttp://bit.ly/LmXmjO.
Tem também um vídeo: ttp://blogdoquadriculada.blogspot.com.br/2012/12/1932-guerra-civil.html, não deixem de ver, é longo mas vale cada minuto.
Clique na imagem para ampliar
 

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br