domingo, 10 de janeiro de 2016

"Barão" Fittipaldi

Sempre que nos referimos à Wilson Fittipaldi, em qualquer época de sua vida, costumamos usar o apelido "Barão", todos conhecem seu apelido, mas creio que não muitos saibam a origem dele. Então vamos lá explicar, para começar esse apelido não o acompanhou a vida toda, é de 1973.
Na visita que fiz à ele em abril de 2012 ele me relatou, só que não gravei e como não tenho suas próprias palavras reproduzo aqui o que ele disse ao Marcio Madeira, que só difere quanto ao gorro, para mim ele disse capote longo, bem europeu mesmo. Mas isso não muda o ocorrido:
"O famoso apelido, foi colocado em 1973 pelo amigo Ney Gonçalves Dias, quando Wilson chegou de uma longa viagem e foi diretamente para a redação da rádio Jovem Pan vestido ainda com um gorro de couro semelhante ao que era utilizado pelos antigos aviadores militares. A frase: “Você está parecendo um Barão” rendeu a alcunha que, dada a aura nobre e aristocrática do personagem, acabaria se confundindo ao próprio nome nos anos seguintes." (Marcio Madeira em uma postagem de 2010 no GPTotal)
ATUALIZADO:
Encontrei no Blog do jornalista Lemyr Martins a história do apelido contada pelo próprio Wilson Fittipaldi:
"- Entrei na Panamericana, em 1947 e só sai em 1981. Dos meus 52 anos de radialista – iniciei em 1939 - trabalhei 46 na Pan, onde virei Barão.
O apelido Barão surgiu no começo da Fórmula 1. Em várias voltas da Europa, ia direto do aeroporto para a rádio, onde fazia o jornal da manhã junto com o Nei Gonçalves Dias. Numa dessas madrugadas, como já havia começado o inverno na Europa, eu cheguei na rádio todo encapotado, de chapéu de aba curta, cachecol e com um dos meus maiores bigodes. Quando entrei no  estúdio, o Nei me olhou e espantou-se.
-- Olha o Fittipaldi, parece um barão inglês.
Daí em diante o pessoal da Pan só me tratou por Barão. O apelido colou de tal forma que muita gente no exterior, principalmente na Itália, tem certeza que eu tenho sangue azul."

Clique na imagem para ampliar

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Christian "Bino" Heins

Matéria de Mino Carta na Revista "Mundo Ilustrado" de 1959, 4 anos antes do acidente fatal de Bino na prova "24 Horas de Le Mans" de 1963. Veja sua carreira clicando aqui.
Você pode ver também dois dos acidentes de Bino, um deles fatal, clicando aqui e aqui.




















Clique nas imagens para ampliar

domingo, 3 de janeiro de 2016

Xispa Policial

Tá, eu sei que encerrei a ultima postagem sobre a Xispa com a frase: 
"Acho que com isso liquidamos o assunto Xispa, espero não precisar mais escrever sobre essa motoneta."
Bom, em minha mais nova pesquisa esbarrei nessa matéria: uma Xispa preparada para a policia, mas parece que não "pegou" nunca vi uma nas ruas, achei interessante mesmo assim, então ai vai:


Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br