quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Coruja

Desde o dia 25 até o dia 30 estivemos, eu e a esposa, em Águas de Santa Barbara, quase 300Km de São Paulo, nada de computador e muito menos de Internet, só piscina, natureza e silencio. Sta. Barbara é próximo (+/- 90Km) de Ourinhos, onde mora e tem um posto de combustíveis o Mario Cesar de Camargo Filho (Marinho), até pensei em fazer uma visita, mas circunstancias me impediram, uma pena.

Na pousada me chamou a atenção várias corujas que caçavam durante o dia, pelo que eu sabia até então a coruja é uma ave de hábitos noturnos. Chegando, fui ao Google pesquisar e descobri que existe uma espécie: coruja buraqueira, que tem hábitos diurnos. Vivendo e aprendendo.

Descobri também uma curiosa coruja, originária de Porto Alegre (RS). Essa eu nunca ví e fiquei curioso em conhecer. Se algum dos amigos aí do sul souber de algo, nos diga...

Foto da coruja em Águas de Sta. Barbara

Cartão do Posto de Gasolina do Marinho

Foto da coruja de Porto Alegre...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

VII GP Cidade de São Paulo - 1954

Cliquem aqui e vejam um video dessa prova, que o Nelson Pasini postou no Videolog, semelhante ao YouTube. Tem também o resultado da prova e ainda nos dá a chance de ver o antigo circuito de Interlagos. "Um verdadeiro caminho da roça" como disse uma vez Manuel de Teffé.
Clique para ampliar

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Corrida dos Campeões - 1971

O Claudio Grossi hoje nos brinda com uma foto da prova "Corrida dos Campeões", em Interlagos (SP) em maio de 1971, onde aparece o Puma (alguns dizem "a" Puma) de seu amigo, comandante da Varig, Waldemyr Costa.
Como é de uma época em que eu já não frequentava Interlagos com frequência, pedi ajuda ao Napoleão para identificar os participantes.
São eles:
97 - Reppe A2 Ford - Renato Peixoto
.3 - Amato Ford - Salvatore Amato
84 - Fúria Chevrolet - Pedro Victor Delamare
66 - Puma VW - Waldemyr Costa



Clique para ampliar

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

500 Km de POA (RS) 1958

Falando em carreteras me lembrei de que numa das conversas que tive com o ex-piloto Luiz Americo Margarido ele me relatou um episódio de 1958.
Ia acontecer a primeira edição da prova "500 Km de Porto Alegre", no Circuito da Pedra Redonda (RS), em 15 de junho, então vieram pilotos argentinos e uruguaios e de São Paulo, Celso Lara Barberis, Chico Landi, destaques na época, mais Luiz MargaridoCamillo Christofaro e José Gimenez Lopes.
Margarido correria em dupla com Celso, Landi com Gimenez e Camillo sozinho.
Mas no treino da vespera Gimenes bateu sua carretera numa árvore e ficou impossibilitado de correr. Chico Landi, nome de destaque, não poderia ficar fora, era uma das atrações da prova. Então Margarido, numa camaradagem típica da época, cedeu sua carretera #50 para que Chico, em parceria com Celso, participasse da prova, ficando apenas como expectador, ele e Gimenez. Não adiantou muito, apesar de Celso ter largado na frente perseguido por Orlando Menegaz, logo em seguida pararia por problemas no freio. Dos paulistas nenhum terminou a prova.

Me lembrei desse episódio também porque o Rui Amaral postou uns tempos atrás umas fotos dessa prova (veja mais fotos) e entre elas tinha essas duas que aproveito para ilustrar o post.

Na primeira Gimenez Lopes "admirando" o estrago em sua carretera e na segunda a dupla Landi/Barberis ao lado da carretera #50 de Margarido.
Clique nas fotos para ampliar

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Renault "Rabo Quente"

Mais uma foto cedida pelo Claudio Grossi. Aqui o Renault 4CV "Rabo Quente" de Anisio Campos fotografado pelo Claudio na prova 1000 Quilômetros de Interlagos, em 15 de agosto de 1964.
Grande Anisio: projetista, piloto, chefe de equipe, etc... Não sei quem fez dupla com ele, mas não terminou a corrida, quebrou.
Esse carro foi lançado em 1947 equipado com um motor traseiro de 747cc e 17 cv a 4100 rpm. (aumentada em 1950 para 32 cv, mantendo a mesma cilindrada), e cambio de três marchas. Mas esse do Anisio era equipado com motor de 1000cc e cambio de 4 marchas, além de toda uma preparação de corrida.
Emerson Fittipaldi em 1966, correu em duas corridas do Campeonato Paulista com esse carro, ou um igual, não sei. A conferir. Alguém sabe?

Clique para ampliar

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Eduardo Suplicy x Luis Américo Margarido

Essa história me foi contada por um dos envolvidos: Luiz Américo Margarido, e não há porque duvidar de sua veracidade, então vou transcrever a história como me foi contada.
No ano de 1956 quando Wilson Fittipaldi (o “Barão”) e Eloy Gogliano, do Centauro Motor Clube, criaram a "Mil Milhas Brasileiras", Wilson era amigo de Margarido, que mesmo sendo proprietário de uma frota de táxi ainda guiava um deles, e o "Barão", conhecendo suas habilidades ao volante, o convidou a participar. Margarido começou então, de táxi mesmo, a dar umas voltas na pista para já ir se acostumando. Numa dessas vezes conheceu um rapaz boa pinta, tipo playboy, que o desafiou para um “racha” pela pista. Ele topou, afinal era uma chance de se confrontar com um adversário real, e olha que o rapaz estava com um Buick V8, novo, do ano, e ele com um Chevrolet 54 ou 55, táxi, ou seja, bem rodado. O “racha” consistia em sair dos boxes e dar uma volta pelos oito quilômetros da pista. E lá foram eles, Margarido ganhou a parada. Largaram novamente, Margarido ganhou. Então partiram para a última volta, Margarido ganhou novamente. O rapaz, meio desapontado, foi embora e pelo visto desistiu de fazer carreira como piloto de competição. Tinha 15 anos o rapaz, nasceu em 21 de junho de 1941 na cidade de São Paulo.
Como disse, não há por que duvidar de sua veracidade, mas mesmo assim tentei saber a versão do outro envolvido, Eduardo Suplicy, sim, esse rapaz era Eduardo Matarazzo Suplicy, que pertencia à uma das mais tradicionais famílias da burguesia paulista da época, e que anos, muitos anos depois se tornou um dos políticos mais influentes do Brasil pós 64. Fiz contato com a assessoria do senador, mas apesar de responderem, não foi possível agendar um contato com o senador, mesmo que telefônico.
Clique nas fotos para ampliar

sábado, 17 de outubro de 2009

Formula 1 em Interlagos

Acabei de achar esse video no YouTube, faz parte do acervo da antiga TV Tupi, não sei o ano, mas com certeza é dos anos 50. Vitória de Chico Landi com o carro #2.
Vou pesquisar e depois coloco aqui. Agora vamos ver o treino de hoje...
Atualizando:
Dei uma pesquisada rápida e básica e acabei achando no site do meu amigo Napoleão Ribeiro, o
Luik Racing (excelente, recomendo uma visita) tres provas possíveis, mas acho que a mais provavel é "Prêmio Governador Lucas Nogueira Garcez" em 13 de maio de 1951, e faz sentido, a TV Tupi foi inaugurada em 1950. Também nas imagens vemos Chico Marques (que foi segundo) cumprimentando o vencedor, Chico Landi.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Anúncio - 1962

Em fevereiro de 1962 foi realizada uma prova em homenagem ao grande e querido preparador Victor Losacco falecido durante a prova "500 Quilômetros de Interlagos" em setembro do ano anterior, atropelado nos boxes.
Antes houve um "Festival de Velocidade" onde cada marca disputava separadamente e os melhores classificados de cada prova faziam a final, ou seja o "Prêmio Victor Losacco".

Os carros da equipe Simca lideraram a prova toda, mas ao finalizarem a penultima volta receberam erroneamente (de quem?) sinalização de última volta, então nem a completaram, após a antiga Curva 3 sequiram direto sem entrar para o "miolo", e foram para os boxes. (há comentários que Bino também foi, alguém sabe?). Desclassificados, é claro.
Ficando a vitória aos carros da Equipe Vemag que vinham logo atrás, com Marinho em primeiro e Bird Clemente em segundo.
Após a prova a Simca lançou esse anúncio:

Clique para ampliar

Na foto do anúncio aparecem os Simcas de Ciro Cayres e Jayme Silva, seguidos de perto pelo FNM/JK de Antonio Carlos Aguiar.
Agradeço ao Ricardo Cunha, novamente, pelo envio do "Anúncio".
Se alguém tiver o resultado completo da prova, disponibilize para nossos leitores.

ATUALIZAÇÃO: O Simca de Ubaldo Cesar Lolli também foi desclassificado, mas no dia seguinte à prova, pois constatou-se que o motor tinha a cilindrada alterada.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Propaganda do Uirapuru

Esse deixou saudades e é atualmente objeto de desejo de 10 entre 10 admiradores e/ou colecionadores de autos antigos.
Projeto de Rigoberto Soler o Brasinca 4200GT, que era para ser chamado de "Uirapuru", foi lançado em 1964, produzido inicialmente pela Brasinca e depois pela STV em 1966 (maio) que resgatou o nome original: "Uirapuru" e montou uma equipe de corridas.
Propaganda enviada por nosso amigo Ricardo Cunha.
Bom, não preciso perder tempo contando a história dele, vejam tudo no segundo volume do livro "Biografia do Automóvel Brasileiro - Design dos Carros Esportivos" do Claudio Habara, ou então no site Best Cars Web Site.
Se preferir compre o livro direto com o Claudio Habara no e-mail: claudio1234@uol.com.

Veja também um vídeo no YouTube, clique aqui.



Clique para ampliar

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Filme promocional da Chevrolet (1936)

Para que ninguém me acuse de só falar da Ford, aqui vai um filme promocional da Chevrolet. Mostra o carro de 1936, o modelo 4 portas, não o modelo coupe mostrado no post logo abaixo.
Reparem na visão futurista que tinham, nos anos 30, das cidades do futuro, ou seja, de hoje em dia.

ATUALIZAÇÃO (27/09/14): Bom, depois que postei esse vídeo ele foi classificado como privado e não temos mais acesso à ele. Então para compensar coloco outro, não exatamente igual mas um curta-metragem criado para informar e motivar os revendedores e executivos de vendas para promover o Chevrolet 1937, que estreou em showrooms em 7 de novembro de 1936.


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ferrari

Ferrari 750 Monza com que Godofredo Vianna Filho participou, em 1957, em dupla com Herminio Ferreira Filho, do "Mil Quilômetros Ciudad de Buenos Aires", chegando em nono lugar na geral.

Clique aqui: http://www.bonhams.com/auctions/11092/lot/642/  para conhecer a história dessa Ferrari 1955 (em inglês) e sua restauração.


Clique na foto para ampliar


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gordini Willys

Recebi e-mail do Claudio Grossi com dezenas de propagandas antigas de carros nacionais, muito bom, mas sobre uma em especial quero escrever umas linhas.
Em 1964, a Willys Overland do Brasil fez um evento visando bater o recorde mundial de resistência com o automóvel Gordini, que fabricava sob licença da Renault francesa e que aqui no Brasil tinha o apelido de Leite Glória, aquele que “desmancha sem bater”, como dizia sua propaganda, tal a imagem de fragilidade que o carro tinha.
Para combater essa imagem, Mauro Salles, publicitário da marca, idealizou esse evento, que de quebra ainda poderia fazer aumentar as vendas do modelo.
Assim, 10 pilotos e mais Greco, o chefe de equipe que também fazia as vezes de piloto, se lançaram na tentativa de alcançar os 50.000 Km rodados ininterruptamente, só parando para troca de óleo, pneus e reabastecimento. Os 11 pilotos, correndo pelo anel externo da antiga pista de Interlagos, se revezavam à cada 3 horas.
O início foi no dia 26 de outubro de 1964 e o recorde foi batido no dia 16 de novembro, com 21 dias e 10 horas de rodagem, totalizando 514h; 37 min e 14 seg. No entanto os pilotos pediram e continuaram rodando, e no dia 17 de novembro, com 51.233,139 Km percorridos a uma média de 97,158 Km/h o evento foi encerrado.
Os recordes batidos na ocasião permanecem quase todos invictos até hoje, conseqüentemente todos os pilotos participantes são ainda recordistas mundiais.
São eles:
Bird Clemente
Carol Fiqueiredo
Chiquinho Lameirão
Danilo de Lemos
Geraldo Meirelles
José Carlos Pace, o “Moco”
Luiz Antonio Greco (também chefe da equipe)
Luiz Pereira Bueno
Vitorio Andreatta
Waldemyr Costa
Wilson Fittipaldi Jr.

Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 8 de julho de 2009

500 Km de Interlagos - Celso Lara Barberis

Eu gostava de automobilismo e acompanhava de longe, mas em 1963 fui pela primeira vez assistir uma corrida ao vivo, a “500 Km de Interlagos”, já sabia no entanto, pelos jornais e revistas, o suficiente para saber para quem torcer, Celso Lara Barberis, tri-campeão dessa prova e que tentava o quarto título, correndo em dupla com Chico Landi num Landi/Bianco/JK construído pelo "carroziere" esportivo Toni Bianco, mas, como digo no site, a primeira vez que pisei em Interlagos foi a última vez que Celso pisou em uma pista, faleceu num acidente já na primeira volta da prova, que acabou sendo vencida por Roberto Gallucci que tornou-se com a vitória, bi-campeão (já havia vencido em 1962).
Sugeri o ano passado que essa prova fosse chamada de “500 Quilômetros de Interlagos - Prova Celso Lara Barberis”, mas ainda acho que essa sugestão é valida. Porque?
O Celso foi o vencedor da primeira edição, em 1957, depois venceu as edições de 1960 e 1961 (onde, correndo com Emilio Zambello e Ruggero Peruzzo, tirou o 1° e 3° lugares), tornando-se o primeiro tri-campeão da prova, e por ultimo, morreu disputando uma 500Km, a de 1963. Nada mais justo que essa homenagem à ele.
Nos próximos anos ela pode ter o nome de outros vencedores, Luiz Pereira Bueno, por exemplo, o outro tri-campeão dessa prova.

Instantes após o toque de pneus com o carro que vai à frente, a Maserati de Amaral Jr., ele se desgoverna...
... e capota, note a marca da derrapagem, ele bate no barranco e gira no ar caindo virado para baixo.


Veja aqui um vídeo após vencer a edição de 1960 e sagrar-se bicampeão, sendo cumprimentado por amigos e familiares. (cedido por Fernando Lara)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Le Mans - 1963

Semana passada, com início dia 13 de junho tivemos mais uma prova "24 Horas de Le Mans". Bela vitória da Peugeot com dobradinha.
Mas no ano de 1963, no dia 16 de junho, perdia a vida num acidente nessa prova um dos mais técnicos pilotos brasileiros, Christian Heins, o "Bino".
Hoje, pesquisando no YouTube achei esse vídeo, o outro carro da equipe Alpine, o 49 (o do Bino era o 48), restaurado e aquecendo motor para uma prova de classicos:


Christian, Jean Rédélé e Mauro Salles ao lado de um Willys Interlagos.
Clique aqui se quizer saber mais da carreira desse piloto.

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br