quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Coruja

Desde o dia 25 até o dia 30 estivemos, eu e a esposa, em Águas de Santa Barbara, quase 300Km de São Paulo, nada de computador e muito menos de Internet, só piscina, natureza e silencio. Sta. Barbara é próximo (+/- 90Km) de Ourinhos, onde mora e tem um posto de combustíveis o Mario Cesar de Camargo Filho (Marinho), até pensei em fazer uma visita, mas circunstancias me impediram, uma pena.

Na pousada me chamou a atenção várias corujas que caçavam durante o dia, pelo que eu sabia até então a coruja é uma ave de hábitos noturnos. Chegando, fui ao Google pesquisar e descobri que existe uma espécie: coruja buraqueira, que tem hábitos diurnos. Vivendo e aprendendo.

Descobri também uma curiosa coruja, originária de Porto Alegre (RS). Essa eu nunca ví e fiquei curioso em conhecer. Se algum dos amigos aí do sul souber de algo, nos diga...

Foto da coruja em Águas de Sta. Barbara

Cartão do Posto de Gasolina do Marinho

Foto da coruja de Porto Alegre...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

VII GP Cidade de São Paulo - 1954

Cliquem aqui e vejam um video dessa prova, que o Nelson Pasini postou no Videolog, semelhante ao YouTube. Tem também o resultado da prova e ainda nos dá a chance de ver o antigo circuito de Interlagos. "Um verdadeiro caminho da roça" como disse uma vez Manuel de Teffé.
Clique para ampliar

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Corrida dos Campeões - 1971

O Claudio Grossi hoje nos brinda com uma foto da prova "Corrida dos Campeões", em Interlagos (SP) em maio de 1971, onde aparece o Puma (alguns dizem "a" Puma) de seu amigo, comandante da Varig, Waldemyr Costa.
Como é de uma época em que eu já não frequentava Interlagos com frequência, pedi ajuda ao Napoleão para identificar os participantes.
São eles:
97 - Reppe A2 Ford - Renato Peixoto
.3 - Amato Ford - Salvatore Amato
84 - Fúria Chevrolet - Pedro Victor Delamare
66 - Puma VW - Waldemyr Costa



Clique para ampliar

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

500 Km de POA (RS) 1958

Falando em carreteras me lembrei de que numa das conversas que tive com o ex-piloto Luiz Americo Margarido ele me relatou um episódio de 1958.
Ia acontecer a primeira edição da prova "500 Km de Porto Alegre", no Circuito da Pedra Redonda (RS), em 15 de junho, então vieram pilotos argentinos e uruguaios e de São Paulo, Celso Lara Barberis, Chico Landi, destaques na época, mais Luiz MargaridoCamillo Christofaro e José Gimenez Lopes.
Margarido correria em dupla com Celso, Landi com Gimenez e Camillo sozinho.
Mas no treino da vespera Gimenes bateu sua carretera numa árvore e ficou impossibilitado de correr. Chico Landi, nome de destaque, não poderia ficar fora, era uma das atrações da prova. Então Margarido, numa camaradagem típica da época, cedeu sua carretera #50 para que Chico, em parceria com Celso, participasse da prova, ficando apenas como expectador, ele e Gimenez. Não adiantou muito, apesar de Celso ter largado na frente perseguido por Orlando Menegaz, logo em seguida pararia por problemas no freio. Dos paulistas nenhum terminou a prova.

Me lembrei desse episódio também porque o Rui Amaral postou uns tempos atrás umas fotos dessa prova (veja mais fotos) e entre elas tinha essas duas que aproveito para ilustrar o post.

Na primeira Gimenez Lopes "admirando" o estrago em sua carretera e na segunda a dupla Landi/Barberis ao lado da carretera #50 de Margarido.
Clique nas fotos para ampliar

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Renault "Rabo Quente"

Mais uma foto cedida pelo Claudio Grossi. Aqui o Renault 4CV "Rabo Quente" de Anisio Campos fotografado pelo Claudio na prova 1000 Quilômetros de Interlagos, em 15 de agosto de 1964.
Grande Anisio: projetista, piloto, chefe de equipe, etc... Não sei quem fez dupla com ele, mas não terminou a corrida, quebrou.
Esse carro foi lançado em 1947 equipado com um motor traseiro de 747cc e 17 cv a 4100 rpm. (aumentada em 1950 para 32 cv, mantendo a mesma cilindrada), e cambio de três marchas. Mas esse do Anisio era equipado com motor de 1000cc e cambio de 4 marchas, além de toda uma preparação de corrida.
Emerson Fittipaldi em 1966, correu em duas corridas do Campeonato Paulista com esse carro, ou um igual, não sei. A conferir. Alguém sabe?

Clique para ampliar

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br