sábado, 4 de dezembro de 2010

O Mundo Ilustrado (02)

Conforme prometi já escaneei várias imagens da Revolução de 1932 da revista O Mundo Ilustrado, como ainda não as organizei vou começar postando esta que mostra o enterro dos Coronéis Salgado e Marciliano, da Força Pública de São Paulo, no Cemitério São Paulo.
Eles morreram em 23 de julho quando acompanhavam o experimento de um novo modelo de lança-granadas desenvolvido e fabricado em São Paulo.
Eles foram as primeiras vitimas da revolução, apesar que muita gente acha que foram Miragaia, Martins, Drausio e Camargo (MMDC), mas não, esses morreram durante uma passeata no dia 23 de maio (Ah! Agora sabe porque a avenida tem esse nome) que começou na rua Barão de Itapetininga e quando alcançaram a Praça da República a multidão tentou invadir a sede do Partido Popular Paulista, braço político da "Legião Revolucionária", leal à Getulio, e ao subirem as escadarias do edifício foram recebidos a bala, quando tombaram mortos os quatro.
Tem um Blog, que ainda não explorei totalmente: tudoporsaopaulo1932.blogspot, que merece ser vistado, tem muita história.
Mas vejam só o modelo dos carros funebres. Será que alguém identifica?
Clique na foto para ampliar

Nenhum comentário:

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br