Sob responsabilidade da Interlagos Eventos, do promotor Antonio de Souza Filho, será a primeira dessa longa prova no traçado novo de Interlagos. Ela é destinada apenas a carros nacionais que tenham motor de 1.6, o que já limita um pouco a quantidade de carros, porque não uma outra categoria até 2.0? Poderão alinhar no máximo 60 carros.
Até aí todos vocês já devem estar sabendo, quase a totalidade dos sites e blogs de automobilismo já publicaram cópia desse release.
A mim parece que Souza está muito esperançoso de que venham muitos carros do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, o único no Brasil que reúne um grid desse tamanho pois a diversidade de marcas que correm e o espírito apaixonado dos seus pilotos tem despertado no público uma identidade muito grande, fazendo dela um grande sucesso em termos de esporte a motor. Não seria essa uma saída para o automobilismo brasileiro? (multimarcas, mas não aquele da venus platinada), quem sabe? Algum palpite?
Mas não sei não, correr uma prova de 1 hora é uma coisa, correr 24 é outra completamente diferente, custa muiiiito mais caro.
Tomara que dê tudo certo e que a prova seja um sucesso, mas creio que para isso será preciso dar prêmios muito polpudos, o que não é fácil.
No release falam também que essa será a quinta edição da prova, que já tem mais de 50 anos, criada que foi em 1960 pelo Centauro Motor Clube, e listam as de 1960, 1961, 1966 e a de 1970. Uma das principais características da prova era a proibição de veículos importados ou protótipos, pois a ideia era estimular o crescimento da indústria nacional, e isso será mantido.
Mas se esquecem que antes já havia acontecido uma, também criada pelo Centauro Motor Clube, e quando se diz Centauro, entenda-se Wilson Fittipaldi (o Barão) e Eloy Gogliano, antes portanto da “I Mil Milhas Brasileiras”, em 1956. Foi em 1951 quando aconteceu pela primeira vez na América do Sul uma prova de longa duração em circuito fechado, antes aconteciam provas em estradas, principalmente no RS, foram as “24 Horas de Interlagos Mercedes-Benz”, só com carros dessa marca (mod. 170D), à gasolina ou à diesel, uma monomarca, o que a diferencia das seguintes.
A largada foi no dia 18 no estilo “Le Mans”, Dna. Juse Fittipaldi fez dupla com Dna. Darly, esposa de João Ribeiro que fez dupla com Wilson Fittipaldi. Elas correram num modelo a óleo (diesel) e eles num modelo a gasolina. A chegada, logicamente 24 horas depois, aconteceu no dia 19 de agosto de 1951, há 60 anos atrás.
O resultado dessa prova:
1º ) Godofredo Vianna/Pascoalino Buernacorsa
No release falam também que essa será a quinta edição da prova, que já tem mais de 50 anos, criada que foi em 1960 pelo Centauro Motor Clube, e listam as de 1960, 1961, 1966 e a de 1970. Uma das principais características da prova era a proibição de veículos importados ou protótipos, pois a ideia era estimular o crescimento da indústria nacional, e isso será mantido.
Mas se esquecem que antes já havia acontecido uma, também criada pelo Centauro Motor Clube, e quando se diz Centauro, entenda-se Wilson Fittipaldi (o Barão) e Eloy Gogliano, antes portanto da “I Mil Milhas Brasileiras”, em 1956. Foi em 1951 quando aconteceu pela primeira vez na América do Sul uma prova de longa duração em circuito fechado, antes aconteciam provas em estradas, principalmente no RS, foram as “24 Horas de Interlagos Mercedes-Benz”, só com carros dessa marca (mod. 170D), à gasolina ou à diesel, uma monomarca, o que a diferencia das seguintes.
A largada foi no dia 18 no estilo “Le Mans”, Dna. Juse Fittipaldi fez dupla com Dna. Darly, esposa de João Ribeiro que fez dupla com Wilson Fittipaldi. Elas correram num modelo a óleo (diesel) e eles num modelo a gasolina. A chegada, logicamente 24 horas depois, aconteceu no dia 19 de agosto de 1951, há 60 anos atrás.
O resultado dessa prova:
1º ) Godofredo Vianna/Pascoalino Buernacorsa
3º ) Claudio Daniel Rodrigues/Luciano Bonini
4º ) Luis Polo/Gilberto Machado
6º ) José Ambrósio/G. Stotemberg
7º ) Wilson Fittipaldi/João Ribeiro
8º ) Francisco Credentino/Aldo Botecini
9º ) Joaquim Cardoso/Luís Vergueiro
10º ) Alberto Babás/Geraldo Freitas
12º ) Francisco Silva/Geraldo Bonn
13º ) Catarino Andreata/Aristides Bertuol
14º ) Juze Fittipaldi/Darly Ribeiro - 6º na categoria óleo (diesel)
Vejam aqui o que já foi publicado sobre a “24 Horas” no Blog.
Sigam o Twitter Oficial da prova “24 Horas de Interlagos”: @24Horas_Inter
Sigam o Twitter Oficial da prova “24 Horas de Interlagos”: @24Horas_Inter
Largada da 24 Horas de 1951 - Acervo de Paulo Scali
ATUALIZAÇÃO (5/set/2011):
O nº 32 é Wilson Fittipaldi (ao volante) e João Ribeiro - Gasolina
O nº 28 é Ciro Cayres e Raphael Gargiulo
O nº 26, a esquerda de Wilson, é Francisco Silva e Geraldo Bonn - Óleo Diesel
O nº 10 é Gino Bianco e Vertori Antonio - Óleo Diesel
Um comentário:
Caro Amigo,
Obrigado pela divulgação da V 24 Horas de Interlagos e peço licença para dizer que não houve esquecimento desta prova de 1951.
Ela, porém, não se enquadra no formato que está sendo resgatado pela Interlagos Eventos. O que Antonio de Souza Filho está resgatando é o conceito e a filosofia da prova criada em 1960 pelo Centauro, destinada a carros fabricados no Brasil.
Sob a bandeira do famoso clube foram realizadas quatro 24 Horas. Como o resgate é deste conjunto, nada mais correto do que classificar a de 2012 como sendo a quinta edição.
Obviamente, visto o seu comentário, concluo ter faltado no meu informe uma explicação mais clara sobre esse item. Procurarei reforçar isso nos próximos.
Abração e tudo de bom!!!
PS: Aproveito para deixar aqui o e-mail da 24 Horas:
imprensa@24horasdeinterlagos.com.br
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