sábado, 21 de janeiro de 2012

Gino Bianco

No post anterior falo de um lote de fotos do Circuito da Gávea de 51, realizado em 52, e entre elas tem uma do piloto Gino Bianco, o segundo brasileiro a participar da F1.
Já ouvi de diversas pessoas a observação de que Gino Bianco não podia ser considerado pois ele era italiano de nascimento. Li também no site GP Total, do Pandini, a informação de que ele nunca se naturalizou, massa nas minhas pesquisas encontrei uma noticia de que ele estaria se naturalizando, mas não tem nada depois dizendo se ele conseguiu.
Bom, eu acho que apesar de não ter se naturalizado não muda muito o fato de que dos 12 anos de idade quando chegou com a família ao Brasil sempre viveu no Rio de Janeiro, até falecer em 8 de maio de 1984 vítima de complicações no esôfago, ainda segundo o GP Total. Ele que havia nascido em Turim, na Itália, em 22 de julho de 1916 faleceu com 68 anos.
Voltando, se ele pode ou não ser considerado um piloto brasileiro, o que sei é que enquanto correu na F1 usava no carro a pintura brasileira, os carros dos brasileiros eram pintados de amarelo e tinham rodas verdes, pintura nacional exigida pela FIA na época. Se ele se considerasse um italiano correria com as cores da Itália, não?
Em 1952 Landi criou a Escuderia Bandeirantes, com três Maserati A6GCM, Bianco acompanhou-o para ser um dos pilotos e estreou no GP da Inglaterra, em Silverstone no dia 19 de julho, e dos 32 inscritos terminou em 18º, entre os 22 que terminaram, foi seu melhor resultado, depois abandonou os GPs da Alemanha (motor quebrado na primeira volta), Holanda (câmbio) e Itália (motor
ATUALIZANDO: Veja um post de junho, posterior à esse, sobre ele se considerar brasileiro.
Gino Bianco no Circuito da Gávea de 1951

Nenhum comentário:

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br