Após a II Guerra Mundial Ferdinando Innocenti se uniu ao engenheiro Pierluigi Torre que idealizou um veículo de baixo custo de produção, barato de se manter e com proteção melhor que uma motocicleta para as mudanças de tempo (chuva, frio, neve, etc.): a Lambretta.
A produção da Lambretta começou em 1947. A primeira Lambretta era um tipo de painel tubular, com uma plataforma, no qual o piloto colocava os pés.
A implantação da fábrica “Lambretta do Brasil S.A.- Indústrias Mecânicas” foi em 1955, como uma licenciada da Inocentti, no bairro da Lapa em São Paulo,
Em 1964 mudou sua denominação para “Cia. Industrial Pasco Lambretta”, fazendo apenas uma mudança da razão social visto que Pasco é a abreviatura de Pascowitch, nome do proprietário da empresa desde sua implantação inicial.
Em 1970 Felipe Pugliese, que era o maior acionista, comprou a fábrica em sociedade com o empresário Oliveiro Brumana mudando a razão social da fábrica para “Brumana & Pugliesi S.A. - Indústria e Comércio de Motores e Veículos”.
Começou então uma tentativa de recuperação da fábrica, e em 1971, tentando melhorar as vendas, a Lambretta lançou uma moto híbrida com motoneta, a Xispa, os motociclistas diziam que era uma Lambretta e os Lambretistas achavam que era uma motocicleta, com projeto de um designer brasileiro, o mesmo que fez a identidade visual da “York S/A Ind. e Com.”, mas de quem não me lembro o nome. (ver atualização abaixo)
Com componentes totalmente nacionais em versões de 150cc e 175cc ficou em produção até 1979. Foi muito usada pelos Correios se não me engano. Alguém confirme, ou não.
ATUALIZANDO (26/07): Trata-se de Francisco José Donato Neto, diplomado na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial), em 1968. Participou da criação dos Cursos de Desenho Industrial e Comunicação Visual na FAAP, onde estudei.
ATUALIZAÇÃO (8/7/2013): Recebi e-mail do Donato esclarecendo alguns erros no texto, vou transcrever trechos para ficar melhor explicado:
"- O primeiro modelo da Xispa (a da foto do blog) foi desenhada por um arquiteto (não sei o nome dele) e o pessoal da fábrica.
Em 1973 meu escritório foi contratado para "criar" um novo modelo, baseado no primeiro, com algumas características específicas solicitadas pelo Bradesco, como a plataforma para os pés (pedana), pois se destinava a fazer entrega de correspondência na periferia das cidades, normalmente em ruas sem pavimentação. E no final saiu um novo modelo, batizado de "Xispaturismo". (vejam no site dele)
Nessa mesma época criamos o triciclo de carga, o "Motocarro", a semelhança do Lambro italiano, mas sem a cabine fechada. Foi uma solicitação dos Correios, que pretendia usar na entrega de encomendas nas cidades".
Logo abaixo do anuncio coloco fotos desses dois outros modelos
3 comentários:
DESENHADA POR UM DESIGNER? MINHA NOSSA.
Bom, suponho que essa fábrica fechou. Se fechou em que ano foi e porque não deu certo
A Brumana Pugliese ou sua sucessora Lambretta – Veículos Brasileiros Ltda., faliu em 1982. Sua congênere na Argentina, a Siambretta, fechou as portas no final da década de 60.
Veja tbm https://pt.wikipedia.org/wiki/Lambretta.
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