domingo, 11 de outubro de 2015

Reportagem 1972

No ano de 1972, depois de Emerson Fittipaldi ter sido campeão da F1 (primeiro brasileiro a conseguir tal feito), apareceram diversas reportagens tentando explicar o passado do nosso automobilismo.
Essa que anexo aqui é do "Jornal do Brasil", sem assinatura de quem escreveu. Mas vejam que mesmo um jornal grande e importante também comete alguns enganos.
Senão vejamos: 
Chico Landi não se afastou das pistas em 1958, só parou de competir no exterior no ano de 1957, continuou correndo regularmente no Brasil até 1969, com uma despedida  em 1973 quando faz parceria com seu filho, então com 23 anos, e Antônio Carlos Prado.
Depois de Chico parar de correr no exterior, diversos pilotos e não só Fritz D'Orey e Christian Heins, e não por causa do Chico, competiram no "1000 Km de Buenos Aires", que fazia parte do "World Sports Car Championship": Celso Lara Barberis em 56, 57 e 60; Eugênio de Andrade Martins em 57 e 58: Christian Heins em 57 e 60, Ciro Cayres em 57, além de alguns outros Pinheiro Pires, Severino Silva (cariocas), Godofredo Vianna Filho e Herminio Ferreira Filho (paulistas).
Chistian Heins foi estudar na Alemanha em 57 e aproveitou para participar de provas lá, principalmente de Subida de Montanha, ficou até 60.
O acidente de Fritz não foi sem consequências, ele sofreu traumatismo craniano e ficou internado por 8 meses, teve que abandonar as pistas. Apesar disso em 2014, com 74 anos de idade, participou em Portugal de uma Subida de Montanha e chegou em segundo lugar (veja filme).
Em 57 Camillo Chistofaro fez uma unica corrida de carretera, antes corria regularmente na categoria "Mecânica Nacional", e seu parceiro nessa prova, Djalma Pessolato, bateu num cavalo, capotou, e faleceu no acidente, em 58 foram duas corridas, depois uma em 60, uma em 61 e depois só em 63. Até então ele ainda não era um destaque na categoria, era sim na "Mecânica Nacional".
Ricardo Achcar foi para a Europa em 69 junto com Luiz Pereira Bueno disputar a F-Ford mas só começaram a correr em maio de 69, antes deles já tinha ido o Antonio Carlos Avallone em 68, só depois é que foi o Emerson em 69, que começou a correr em abril na F-Ford e ele foi o único que deu continuidade à sua carreira europeia.
Bom, é isso, depois disso a história é conhecida.


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