sábado, 23 de dezembro de 2017

Autódromo Virgilio Távora

Publicado originalmente em maio de 2012

O automobilismo estava, nos anos 60, centralizado no sul e sudeste do País, quando em 1964 houve duas corridas em Fortaleza (CE) na Avenida Antônio Justa, em cujas extremidades faziam-se curvas de 180 graus. Depois, com a supervisão do Automóvel Clube do Ceará, passou-se a usar a pista do Pici, na antiga Base Aérea de Fortaleza, (base utilizada pelos aliados durante a II Guerra Mundial, em 1941 começaram as obras de construção da pista, que ficou concluída em março de 1942).
Sim, o nordestino gostava de automobilismo, haja visto também as provas realizadas nos circuitos de rua de Salvador, Recife, Maceió, Natal e Fortaleza. Mas foi nessa cidade que acabou sendo construido o primeiro autódromo do Nordeste, o “Autódromo Virgílio Távora”.

Saiba um pouco dessa história clicando aqui.

Reprodução Revista 4Rodas da época

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Autódromo de Tarumã (RS)

O Autódromo Internacional de Tarumã foi inaugurado em 8 de novembro de 1970 no município de Viamão, na Grande Porto Alegre (RS).
Na década de 50 o automobilismo gaúcho era muito respeitado, não só pelos resultados dos pilotos como também pela organização e numero de corridas realizadas, principalmente as de carreteras. E foi nessa década que começou a história do autódromo.
Saiba mais sobre Viamão e o autódromo visitando a página do site “Bandeira Quadriculada”: 

domingo, 15 de outubro de 2017

Chico Marques

A partir de hoje tem uma matéria sobre o piloto luso-brasileiro Chico Marques. Conheçam, pois foi um dos bons, só não se destacou mais porque fazia automobilismo por hobby, não tinha um objetivo definido, mesmo assim fez várias corridas no exterior, foi parceiro de Chico Landi, etc... vejam mais lá na sua página do "Bandeira Quadriculada".
E se alguém tiver informações relevantes sobre a carreira dele, por favor, envie para enriquecermos sua página.
Pacaembu, 2º lugar, em 1949. (foto cedida por Eduardo Marques, neto de Chico)
Clique para ampliar

Pacaembu II

Em continuação ao post anterior aqui vai uma foto publicada no mesmo jornal, da segunda-feira posterior a corrida, que mostra os carros subindo a rua Des. Paulo Passalaqua e aparecendo ao fundo a fachada do estádio.
Não tenho o percurso, mas acredito que subiam essa rua até a pça. Fagundes Varela viravam à esquerda e desciam a rua Capivari emendando com a rua Itápolis e finalmente contornavam a pça Charles Miller reiniciando a volta.
Obrigado ao Ricardo Cunha que nos forneceu a classificação da prova.

Dois Franciscos: Landi, o vencedor, e Marques, o segundo.
Clique para ampliar

Pacaembu

Noticia copiada do jornal "Folha da Noite" de 20 de fevereiro de 1949. Alguém aí por acaso se recordou da prova da F-Indy no Anhembi em São Paulo, em março deste ano?
O Autódromo de Interlagos já havia sido inaugurado (1940), e eu não sei, nem consegui levantar nenhuma informação, do porque essa prova ter sido realizada nas ruas em torno do Estádio do Pacaembu.


Clique para ampliar

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Som das carreteras


Eu ví, em alguma postagem de algum Blog que não lembro mais, um leitor reclamando que faltava o som das carreteras, então me lembrei desse vídeo que fiz lá em Passo Fundo (RS) no encontro "Carreteras Históricas" em setembro de 2007.
Vamos então ver e também ouvir o som dessas máquinas.


Ayrton Senna - 50 anos

Publicado originalmente em fev/2010
Pequena homenagem à Ayrton Senna que no próximo domingo, dia 21, completaria 50 anos.
Na minha opinião ele foi um dos 5 melhores pilotos do mundo, é com certeza um dos três melhores depois de Jim Clark e Juan Manuel Fangio.
É um video um pouco longo, mas a musica que Lucio Dalla fez em sua homenagem vale a pena.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Bino Mark II

Publicada originalmente em agosto de 2009.
 
Hoje pela manhã estive no MG Clube, no bairro da Lapa em São Paulo, numa seção de autógrafos do Bird Clemente, e entre as várias celebridades que lá estavam encontrei o Toni Bianco ao lado de sua "cria", o Bino Mark II, conversando com Ronaldo Nazar e o anfitrião, Bird Clemente, que pilotou esse carro pelo menos uma vez: em parceria com Luiz Pereira Bueno no III 500 Quilômetros da Guanabara em 1968 quando chegaram em segundo na geral e primeiro na categoria Protótipos.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Prova Prefeito Ademar de Barros - 1958

Publicada originalmente em 26 de agosto de 2011

Neste final de semana teremos em Interlagos (SP) mais uma etapa da categoria GT Brasil, teremos também provas de F-1; F-Indy, F-3 Sudamericana, e outras mais para animar nosso final de semana...
Mas eu posto aqui uma foto que, se não me engano, me foi enviada pelo Milton de Mello Bonani, da "Prova Prefeito Ademar de Barros" disputada em 30 de novembro de 1958, como preliminar do "Torneio Triangular Sul-americano", eram carros esporte, algo em que a GT Brasil se assemelha.
Será?

82 - José Gimenez Lopes - Ferrari 250 TR (4º lugar)

36 - Jean Louis Lacerda - Ferrari 750 Monza (2º lugar)
46 - Celso Lara Barberis - Ferrari 250 TR (5º/Abandonou)
12 - Álvaro Varanda - Ferrari 250S (3º lugar)
e, na segunda fila:
9 - Christian Heins - Porsche 550RS (1º lugar)

500 Km de Interlagos - 2009

Publicado originalmente em 19 de julho de 2009

No próximo dia 2 de agosto vamos ter mais uma edição da tradicional prova 500 Km de Interlagos, numa promoção do Automóvel Clube Paulista, que teve sua primeira edição em 1957, e que é, depois da Mil Milhas, a prova mais antiga e tradicional de São Paulo.
Vai ser a 27ª edição da prova, alguns anos não aconteceram edições da prova. Ela era realizada sempre no dia 7 de setembro pelo anel externo do antigo e maravilhoso circuito de Interlagos durante a “Semana da Velocidade”, que tinha as provas: “3 Horas de Velocidade” e “500 Km de Interlagos”, essa sempre no dia 7 de setembro e a mais veloz do calendário.
Na foto que ilustra esse artigo temos o grid de 1960, corrida onde Bird Clemente correu pela primeira e única vez num carro de Mecânica Nacional. Consegue identificar ele na foto?
Temos também, abaixo, a foto do primeiro tri-campeão da prova: Celso Lara Barberis, numa foto de 1963, pouco antes dele falecer na primeira volta da prova tentando seu quarto título.
Bom, para informações temos o site do 500 Km de Interlagos, mas não se anime, ele está um pouco defasado, não tem notícia nenhuma, ainda, sobre a próxima prova, só sobre a de 2008. Então veja aqui, no site da FASP, a programação e os primeiros inscritos para a prova desse ano.
Não deixe de comparecer no dia 2 de agosto, vai ser emocionante! Mesmo não existindo mais o circuito externo, tornando-a uma prova como outra qualquer, tirando sua maior característica, a velocidade.


Clique nas fotos para ampliar.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Plymouth 1937

A marca Plymouth foi lançada em 07 de julho de 1928, foi uma investida da Chrysler Corporation no campo do "baixo preço", na época dominada pela Chevrolet e Ford.
Os Plymouths introduziram os freios hidráulicos, de série, que a concorrência não tinha. Plymouths foram vendidos exclusivamente através das concessionárias Chrysler.
O PT Cruiser foi lançado como um Chrysler, mas foi projetado para ser Plymouth, o último modelo vendido sob a marca Plymouth foi o Neon para 2000-2001, depois a marca deixou de existir.
Propaganda retirada do jornal "A Tribuna de Santos" de 1937.
Reparem a agencia que fez a propaganda, "Sul Americana", será que ainda existe?
Clique para ampliar

Propaganda Caminhão Chevrolet 1935

Comecei hoje uma pesquisa no Arquivo do Estado sobre o piloto Benedicto Lopes, o "Campineiro Voador", e folheando os jornais de 1935 vi essa propaganda, não resisti e fotografei, e a coloco aqui mantendo a data, junho de 1935.
Reparou na "carga" do caminhão???
Benedicto é um dos muitos pioneiros que cairam no esquecimento, injustiçado até pelo povo de Campinas, sua cidade natal. Só que o que existe hoje na Internet não é muito confiável. Tem, por exemplo, uma história dele ter, logo aós a Revolução Constitucioalista de 1932, comprado 50 jipes do exercito no Rio de Janeiro!!! Como é possível se o Jipe só foi lançado em 1940?? Se quiser saber mais, clique aqui.
Se alguém souber algo sobre ele, ou tiver algum material, me avise.
Clique na foto para ampliar

Quem sou eu

prperalta@yahoo.com.br