Em Minas Gerais corria-se, à época, pelo “Circuito da Pampulha” com cerca de 20 quilômetros, que circundava a Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, depois, em 1967, houve uma outra corrida no Bairro Cidade Nova (alguém sabe data, local, categoria? me diga, por favor), e lá pelo final dos anos 60, e nos anos 70 foi que o automobilismo mineiro viveu seus melhores dias correndo no circuito improvisado em volta do estádio do Mineirão.
Mas no ano de 1949 o “Automóvel Clube do Brasil” organizou uma grande corrida com carros modelo “Grand Prix”, que no ano seguinte passariam a se chamar Formula 1, na Europa, no Brasil Mecânica Nacional.
Era a prova “I Grande Premio Cidade de Belo Horizonte” que pretendia repetir o sucesso do “Circuito da Gávea”, disputada desde o ano de 1933 no Rio de Janeiro, e contou com a grande maioria dos pilotos da categoria em atividade na época. Convem ressaltar que a categoria reunia principalmente pilotos paulistas e cariocas, pouquíssimos mineiros, enquanto que no Rio Grande do Sul, e todos os estados do sul, a preferência dos pilotos era por carreteras e corriam principalmente em estradas.
Cliquem aqui e vejam a história dessa corrida, que terminou antes da hora...

Provável percurso da prova
Nenhum comentário:
Postar um comentário